“Para quem estiver começando a estudar sobre Aleister Crowley, O Olho no Triângulo é provavelmente o primeiro lido que deve ser lido.”
— Lon Milo DuQuette
Aleister Crowley, uma das figuras mais controversas do século XX, influenciou (direta ou indiretamente) todos os magos e ocultistas do ocidente que vieram depois dele. Mas quais foram as influências do próprio Crowley? Como ele se tornou A Grande Besta? E será que as “verdades” que sabemos sobre ele são baseadas em fatos?
Israel Regardie, seu antigo secretário particular, tomou para si a tarefa de esclarecer os equívocos e mal-entendidos sobre o homem por trás da lenda. Ele nos revela como a formação de Crowley o levou a ser quem foi – desde sua infância cristã, passando pela intensa experiência com a Golden Dawn, até os anos após a escrita do enigmático Livro da Lei.
Outrora amigos, mas posteriormente desafetos, Regardie e Crowley tiveram uma relação no mínimo curiosa – motivo pelo qual o autor se esforça em ser o mais imparcial possível neste relato biográfico. Seus conhecimentos sobre psicologia e sua experiência com o sistema mágico da Golden Dawn o permitem penetrar na mente e na raiz do pensamento místico de Crowley, explicando com clareza a gênese do homem até então considerado “o mais perverso do mundo”.