Novidades sobre os Quarenta Servidores

Nós sabemos que pisamos na bola. Você está esperando novidades sobre o projeto dos Quarenta Servidores desde o mês passado, e nós não informamos nada até agora. A culpa é nossa por você ter ficado no escuro até agora, e pedimos desculpas por isso. Mas temos bons motivos. Se você ler este e-mail até o final (vamos tentar manter ele o mais curto possível!), você vai saber tudo que aconteceu e o que esperar daqui para a frente. Então vamos lá.

A Penumbra sempre trabalhou com lançamentos de livros em um sistema de pré-venda. Nós mandamos o livro para a gráfica, recebemos uma previsão de entrega do livro acabado, e acrescentamos uma margem de segurança para definir as datas dos envios. Dentro deste sistema, nunca tivemos um único atraso de envio. Já tivemos dores de cabeça com gráficas, é claro, mas a margem de segurança sempre foi suficiente para resolver os problemas e cumprir as promessas. Mas com o projeto dos Quarenta Servidores a coisa foi um pouco diferente.

Foi diferente porque não tínhamos só um livro, nem só um baralho para entregar. Tínhamos livro, baralho, caderno, bloco, sacola de algodão, marcadores de página (normais e magnéticos), e até uma moeda, cada um com um fornecedor diferente. É claro que qualquer um com um mínimo de bom senso tem como encomendar qualquer um destes itens, mas nós não tínhamos (e ainda não temos) a experiência de saber o que poderia dar errado. Não da mesma forma como com livros, por exemplo, que é o que nós fazemos todos os dias. E foi por isso que não conseguimos cumprir o prazo que havíamos previsto, de envio no final de janeiro.

A título de ilustração, a grande maioria dos fornecedores entrou em férias coletivas na virada do ano, e quando voltaram, tinham uma fila de trabalhos para fazer. O nosso projeto acabou entrando na fila de diversos fornecedores por conta disso. Outras coisas simplesmente deram errado: a primeira versão dos blocos veio impressa de cabeça para baixo, por exemplo. (Pelo menos teremos como doar centenas de blocos para a caridade!) Quanto ao baralho, foram quatro idas e vindas entre nós e a gráfica para chegarmos nas cores exatas que queremos para as cartas. Tudo isso impacta bastante o tempo de entrega. Cada erro implica em fornecedores tendo que começar quase tudo de novo.

Nós nos recusamos a entregar para vocês qualquer coisa que consideremos inferior, e por isso fazemos questão de não aceitar algo cuja qualidade não nos agrade, só para cumprir prazo. E falando em prazo, imagine só se a cada reviravolta dessas nós informássemos para você uma nova data prevista de envio. É claro que não dar notícias durante tanto tempo não é a melhor coisa do mundo, e foi uma falha nossa, mas dar uma notícia por semana, sempre mudando o prazo de entrega, seria brincar demais com os corações dos nossos apoiadores.

A dedução lógica, portanto, é que se não queríamos passar comunicado nenhum antes de termos uma data definida, e agora estamos passando um comunicado, isso significa que nós já temos uma data definida para envio. Certo? Certo!

Estamos trabalhando com uma data firme para começar os envios: segunda-feira, dia 11 de março. Essa data já leva em consideração o possível (e provável) atraso do fornecedor dos baralhos, que é a única coisa que ainda não está pronta. Eles prometeram entregar no dia 28 de fevereiro. Mas isso aqui é Brasil, tem o carnaval no meio do caminho, etc. Nós achamos, de verdade, que dia 11 é uma data segura. Pode ser que entreguemos antes? Pode ser, e esperamos que sim. Pode ser que seja depois? Bom, tudo é possível. Mas isso nós consideramos bastante improvável. E se vier a ocorrer um novo atraso na produção, dessa vez não hesitaremos em avisar você, através de um comunicado parecido com esse. De qualquer maneira, não achamos muito provável que chegue a esse ponto, porque agora só temos um fornecedor para administrar, e podemos dar total atenção para esta parte do processo de produção.
Se tudo menos o baralho já está pronto, não faz mal nenhum mostrar para vocês como ficaram os itens da campanha, não é mesmo? Fique aqui com essa olhada em primeira mão no pacote (quase) completo:

Só mais três coisas bem rápidas:

Se você mudou de endereço entre o momento em que apoiou a campanha e agora, dá tempo de mudar – basta mandar um e-mail para contato@penumbralivros.com.br informando o novo endereço. Não haverá nenhum custo adicional para você.
Se você conhece alguém que não conseguiu apoiar a campanha mas quer comprar Os Quarenta Servidores, pode avisar essa pessoa que a venda convencional começa em março, depois dos envios, mas que os itens exclusivos serão só para quem, como você, apoiou o projeto durante a campanha.
Se você leu até aqui, muitíssimo obrigado pela sua paciência e pela compreensão.

É isso, por enquanto. Se você tiver qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente através do contato@penumbralivros.com.br.

Desculpe, obrigado, e um abraço para você!

Vinicius Ferreira, editor da Penumbra Livros