Estava lendo os comentários recentes deste blog quando me deparei com esta pergunta: “é possível causar mudanças no mundo com magia?”.
Esta é uma questão profundamente filosófica; mas antes de respondê-la precisamos nos fazer outras perguntas.
Será a realidade apenas o que eu enxergo?
Será a realidade uma fantasia ou ilusão, isto é que místicos e cientistas realmente procuram entender.
Um experimento realizado por cientistas australianos provou aspectos bizarros e complexos da física quântica que podem ser um tanto quanto complicados de entender. De acordo com o trabalho desenvolvido por uma equipe de físicos da Universidade Nacional da Austrália, a realidade não existe até que possa ser medida. Para chegar à conclusão, os pesquisadores colocaram em prática o Experimento de Escolha Demorada, de John Wheeler, para comprovar que tudo depende da medição. O professor adjunto da Escola de Pesquisa Física e Engenharia da UNA, Andrew Truscott, explicou, em outras palavras, que “em nível quântico a realidade não existe se você não está olhando para ela”.
Via History
A física quântica indica que criamos a realidade ao observarmos algo. Isto também pode ser uma metáfora: o mundo que você observa, a sua dedicação e sua energia são de fato a sua realidade.
Você cria a realidade, o problema é que não está sozinho
De modo simplista podemos dizer que bilhões de pessoas no planeta criam bilhares de realidades possíveis que interagem entre si. E ignorar essas combinações é que é realmente o problema.
Justamente por termos tantas divergências do que é real, do que é verdade e de como devemos reagir perante tais fatos é que temos tantas divergências, má interpretação de texto e até mesmo guerras.
O problema, portanto, não é criar a mudança, mas lidar com a realidade alheia
O “mundo”, como encaramos, é o somatório de ilusões de cada um de nós. Mas não apenas isso. Considerando que não temos sequer um pensamento linear, que mudamos de opinião e que somos contraditórios, o mundo, na verdade, é a somatória de incontáveis multiversos possíveis.
A verdade é que não sabemos o que é real e temos um problema semântico ao definir “mundo”. Agora, se conseguirmos manter uma narrativa mínima coerente, nos apegando ao que chamamos de Verdadeira Vontade, procurando nossa essência, então de fato podemos entender melhor o que é o nosso mundo, e portanto mudá-lo.
Mudar o seu mundo já é o suficiente
Dito isso, precisamos entender que muitos procuram realmente um impacto neste mundo. Mas entre essas bilhares realidades, talvez o ideal seja preocupar-se com o mundo próprio, o interior.
Uma vez que você começa a questionar as próprias atitudes e agir em direção ao seu melhor, você acaba por despertar uma reação em cadeia que pode culminar na mudança que você tanto almeja.
O sábio é capaz de prever essa reação, fazendo um mapa mental pairando a partir dessas múltiplas realidades e tentando prever os movimentos alheios. Isto é magia, afinal.