Nossos sentidos moldam a realidade. Se pudéssemos enxergar raios ultravioletas, por exemplo, é possível que a maneira com a qual lidamos com o mundo mudasse radicalmente. O livro Mágicka Visual, escrito por Jan Fries, procura evidenciar isso e nos convida a uma jornada para experimentarmos os nossos cinco sentidos de maneira plena, de modo a trancendermos nossas limitações no instante da Magia.
Por exemplo, se tivéssemos a habilidade de comunicação dos golfinhos, ou a percepção dos morcegos no escuro, é muito provável que nossos mitos e lendas fossem outros. Em linhas gerais, estamos muitos presos à nossa própria noção de tempo e espaço, criando realidades limitadas.
Nossas mentes profundas aprenderam quais informações sensoriais parecem ser importantes para a mente consciente, e as proveem vividamente.
Jan Fries – Mágicka Visual
Nossas mentes profundas podem ser consideradas como nossos sagrados anjos guardiões, ou seja, nossos interiores de experiência mais intensa, que guardam memórias e situações ignoradas pelas nossas consciências.
O tempo todo ditamos informações para nossa mente profunda; escolas, estilos de vida, educação familiar têm um papel fundamental neste processo, criando pessoas que podem estar muito ligadas a emoções destrutivas, ou que não conseguem se desvencilhar de seus passados.
Nós ensinamos às nossas mentes profundas quais experiências são importantes para nós e devem ser enfatizadas.
Jan Fries – Mágicka Visual
Bana e experimente
Cabe ao magista se livrar de tais percepções e fazer provocações o tempo todo a respeito de sua criação, educação e crenças. Essas provocações, num sentido mais amplo, devem levar o magista a quebras de paradigmas, ou ao menos à experimentação de vários deles, como escrito no livro Liber Null & Psiconauta, para que ele realmente chegue à um nível de autoconhecimento.
Se você é capaz de mudar seus hábitos destrutivos, de moldar suas crenças, de manter uma mente aberta para novas realidades, de afiar seus cinco sentidos, então você deu um passo além para fora da sua zona de conforto, você entendeu que o mundo é muito além de qualquer pensamento pelo qual você se apega. Sendo assim, você é capaz de construir sua realidade e de finalmente praticar magia.
Quando nos lembramos de que escolhemos a nossa realidade, podemos nos lembrar de escolher uma realidade na qual valha a pena viver.
Jan Fries – Mágicka Visual
Por isso, separe papel e caneta e se faça algumas perguntas.
Questionário base para mudanças
Responda com honestidade:
- Você já fez algum treinamento básico para afiar seus sentidos?
- Você já fez algum treinamento mágicko de outra vertente além da sua?
- Você já procurou pensar e tentar sentir como outra pessoa?
- Você já questionou a sua fé hoje?
- Você já buscou pensar do ponto de vista da ideologia, da fé ou da pessoa que você despreza?
- Você já tentou mudar hábitos pequenos, mas que fazem a diferença? Exemplo: experimentar outra sobremesa, andar pelo outro lado da calçada da sua rua, pegar um outro caminho, conversar com outras pessoas além do seu ciclo de amizade?
- Você já buscou novos estilos musicais, livros ou séries?
- Você já tentou enxergar a vida através dos olhos de um animal?
- Você já fez alguma lista de seus medos e tentou experimentar algum deles para superá-los?
- Você já fez alguma lista de seus sonhos e desejos e tentou fazer com que tornassem realidade?
- Você já buscou experimentar sensações que te davam prazer há muito tempo atrás, mas que foram esquecidas porque por algum motivo você agora se sente velho ou inapto para realizá-las?
- Você já tentou alguma atividade nova? Por exemplo: dançar, tocar um instrumento novo ou praticar algum esporte que você nunca tentou?
- Você já se perguntou se você realmente está cercado de pessoas que fazem a diferença para a sua vida? Ou seus amigos são apenas aquelas pessoas com as quais você está acomodado?
- Você já pensou em embarcar numa viagem com um destino diferente?
- Você já tentou alguma outra prática totalmente diferente da sua para a sua magia?
- Você já se olhou para o espelho e pensou: sim, talvez eu esteja errado e deva pedir desculpas ou procurar recomeçar?
Procure responder essas questões da melhor forma possível, isto é, com honestidade. Então busque treinamentos mágickos que realmente farão a diferença para a sua prática.