Cultuando Sheogorath, o Daedra da loucura

Num mundo paralelo mantido pela Bethesda, temos as Shivering Isles, reino de Sheogorath, Deus da loucura e da espontaneidade. Você pode acessá-lo através da franquia dos jogos Skyrim, completar suas quests como um jogador comum, ou então se esbeirar pelos métodos do Pop Magic e invocar este Deus… literalmente. Aqui iremos apresentar a segunda opção.

Sheogorath já está dentro de cada um de nós. Você já perdeu.

Ravate

Para quem não está familiarizado, a franquia do jogo Skyrim é uma das mais populares atualmente. A versão mais recente, Elder Scrolls Online, conta com mais de oito milhões de jogadores.  Sheogorath, o Daedra da loucura, é um dos grandes protagonistas de uma das quests principais envolvendo a Mages Guild (Guilda dos Magos).

Antes de se tornar o Deus da loucura, sua esfera era Ordem, porém o destino inverteu a polaridade. Esta metáfora condiz muito com a Magia do Caos. Seria a ordem apenas outra faceta da loucura?

A morada de Sheogorath, a Shivering Isles, tem dois principais lugares: a Mania, um mundo colorido e divertido onde moram artistas, carnavalescos, e Dementia, o lado frio e obscuro da loucura. É importante manter isso em mente quando se trata de acessar este estado mental.

Eu sou uma parte de você, pequeno mortal. Eu sou uma sombra em seu subconsciente, um defeito na sua pouca e pequena psique. Você me conhece. Você simplesmente não sabe … Você pode me chamar de Ann Marie. Mas só se você é parcial para ser esfolado vivo e ter uma corda de salto imortal irritada com suas entranhas. Senão, então me chame Sheogorath, Daedric Príncipe da loucura. Encantado.

Sheogorath

Caminhar por Shivering Isles é se deparar com cogumelos, objetos e criaturas gigantes, similares as que existem no País das Maravilhas. É também se acostumar com a voz de Deus dentro da sua mente, imprevisível e até mesmo irritante, rindo de sua fraqueza como mortal.

Não é tão simples entender os métodos e propósitos deste Deus, afinal, ele abusa do nonsense, de piadas e de desprezo pelos mortais. Tudo isso sem perder a elegância, inclusive ao pedir pizza:

 

Evocando Sheogorath

Não acredite que a loucura seja uma maldição, mortal. Para alguns, é a maior das bênçãos. Talvez uma misericórdia amarga, mas uma misericórdia.

Sheororath 

É recomendável que você nunca invoque Sheogorath, pois correrá o risco de permanecer neste estado. Mas você pode evocar o Deus da loucura caso queira trabalhar sua criatividade, espontaneidade e inclusive aumentar sua felicidade perante os percalços da vida.

Há também outras habilidades que você pode aprender trabalhando com esta divindade, tais como: manipulação elementar (fogo, eletricidade e gelo, principalmente), manipulação do caos, da mente e até mesmo do clima.

O culto a Sheogorath é proibido é muitas partes de Skyrim, porém estamos num universo paralelo, então cabe a você criar um altar para este Deus. Seu dia oficial é 2 de fevereiro, mas você pode chamá-lo em qualquer período. Em Skyrim, ele é um Deus fácil de se convocar, portanto o mesmo deve acontecer aqui.

  1. Montando o altarO altar de  Sheogorath precisa conter tons em azul, laranja e vermelho. Recomendam-se 8 velas, duas de cada cor. É preciso também conter doces e queijo, muito queijo, pois trata-se do alimento da divindade.
  2. Vista-se com a roupa mais extravagante que você tiver.
  3. Faça um banimento com gargalhadas (pelo período que você conseguir manter)
  4. Abra um círculo com um cajado, de preferência algum que lembre o Wabbajack (cajado com várias faces no topo). Caso não tenha um cajado, utilize a mão esquerda para abrir o círculo.
  5. Entre em estado de gnose contando piadas aleatórias.
  6. Chame por SheogorathSaudações! Saudações! Saudações!  Sempre para a frente, nunca volte. Maravilhoso! Tempo para uma festa … Queijo para todos!
    Eu convoco Sheogorath, pela Mania e/ou Dementia, pela loucura e pela criatividade, que venha aqui e agora, auxiliar o meu intento. Queijo para todos!
  7. Diga especificamente o que deseja, mas cuidado porque ele pode te oferecer o oposto.
  8. Esteja ciente que para adquirir o que você quer, é provável que você tenha que participar de uma quest. Você está disposto a ser testado?
  9. Diga as frases de poder:Eu serei seu campeão. Eu crescerei poderoso. Eu crescerei para ser você. Príncipe da loucura, um novo Sheogorath. Ou vou morrer tentando.
  10. Expresse alguma emoção intensa (riso ou pavor).
  11. Caso você o convoque para inspiração artística, é recomendável trabalhar com o método cut-up: montagens aleatórias, frases aleatórias etc.
  12. Feche o círculo.
  13. Faça um novo banimento com mais gargalhadas.Agora vá embora. Sair. Corre. Ou morra.

Construindo um Wabbajack

Wabbajack é um cajado com muitas cabeças que tem uma função completamente aleatória. Quando ativado, você nunca sabe qual será o resultado. É possível inclusive ajudar um inimigo com este artefato, tornando-se um verdadeiro agente do Caos.

  1. Construa um cajado de madeira com algumas cabeças na ponta
  2. Evoque Sheogorath
  3. Unte o cajado com azeite e queijo
  4. Abençoe o cajado com os poderes de Sheogorath
  5. Deixe o cajado durante oito dias parado
  6. Use-o aleatoriamente durante rituais
  7. Aceite o resultado que vier (você nunca saberá)

Banindo Sheogorath

É possível banir Sheogorath caso você não queira lidar com doenças mentais. Lembrando que este método não substitui médicos e terapia. Para banir, desfaça-se de todos os elementos que remetem a Sheogorath. Passe a usar roupas sóbrias e cores em preto-e-branco.

  1. Abra o círculo mágico de proteção.
  2. Faça um banimento qualquer usado por Ordens sérias.
  3. Diga:
    “Saudações! Saudações! Bem-vindo! Agora vá embora. Deixe-me. Corra. Ou morra.”
  4. Faça isso até achar necessário.

 

Por fim, outra frase clássica da deidade:

Oh, perdoe-me. Você estava dizendo alguma coisa? Peço desculpas, é só que me encontrei de repente e irrevogavelmente … ENTEDIADO.

Sheogorath