Em teoria, Discordianos são devotados a Eris, a deusa grega do caos. Na prática, eles são dedicados a uma cosmovisão que mistura política anárquica, um desprezo geral pelo dogma e um interesse pelas ilusões que surgem quando a mente tenta encontrar a ordem num mundo desordenado.
Eles estão especialmente intrigados com a capacidade da mente para imaginar vastas conspirações, o que ajuda a explicar seu fascínio com os Illuminati.
Os Discordianos originais plantaram peças na mídia – incluindo uma em uma revista adolescente e outra na Playboy – culpando os Illuminati por tudo, desde o assassinato de John F. Kennedy até a carreira de Bob Hope. Eles inventaram anúncios para os Illuminati também, incluindo um que começa assim: “Como foi Adolph Hitler capaz de assumir um país inteiro, começando com apenas cinco seguidores? (Você já tentou assumir mesmo um único quarteirão da cidade? Não é fácil!) ”
Assim, a grande herança da primeira geração de seguidores modernos de Éris foi a quebra das fronteiras entre o mundo real e ficção.
Este grupo de malucos iluminados ajudaram a preparar o cenário para dois elementos importantes da nossa cultura pop hoje. Uma é uma onda de histórias que se recusam a ficar na tela ou na página, escapando para o mundo exterior de maneiras imprevisíveis e que explodiu na era da Internet.
O gênero de terror on-line chamado creepypasta aparece em um ambiente social, sendo compartilhado, remixado, incorporado, comentado, editado e espalhado novamente. Não há limites claros em torno do conto, como haveria para, digamos, um filme de Hollywood ou um romance, tornando o Mito mais misterioso. E essa é uma razão por que algumas pessoas conseguiram convencer-se de que o Slender Man realmente existe.
O outro descendente dos Discordianos é um tipo de sátira política absurdista. Vamos deixar claro, os discordianos não inventaram o hoax político nem são os únicos “comediantes” anti-autoritaristas.Na verdade, os discordianos originais são herdeiros de uma tradição antiquíssima que pode ser rastreada até século XVII, quando panfletos Rosa-Cruz colocaram a Europa em polvorosa por afirmar haver uma ordem secreta que pretendia trazer uma nova era de iluminação.
As manifestações modernas dos Hoaxs políticos podem ser vistas no Sensacionalista e Saturday Night Live e alguns dizem que até no Jornal Nacional.
Porém, algumas ações são obviamente mais próximas em espírito aos Discordianos do que a outras. Os esforços mais Mindfuckesque são aqueles que tentam fazer um ponto subversivo desorientando as pessoas de uma forma lúdica.
Todo mundo lembra da Frente de libertação dos anões de jardim mas um exemplo mais certeiro foi a Barbie Liberation Organization, que fez a alegria da mídia durante a temporada de compras de Natal em 1993. o BLO comprou vários bonecos Barbie e GI Joe, trocou suas caixas de voz, e colocou de volta nas lojas. Os compradores trouxeram para casa Barbies que grunhiram: “Homens mortos não dizem mentiras”, enquanto os GI Joes “gender benders” cantavam, “Eu gosto de ir às compras com você!”
Éris deve ter aprovado.
Se você se interessou por essas atividades, você faz parte da resistência. Leia o Principia Discordia para entender melhor a filosofia do Discordianismo.