Aleister Crowley and the Hidden God

Aleister Crowley and the Hidden God

Depois de um longo período longe das prateleiras, O Renascer da Magia foi trazido de volta ao Brasil pela Penumbra Livros, que pretende trazer ao público brasileiro, pela primeira vez em português, os demais volumes das Trilogias Tifonianas. Nessa série, daremos um gostinho do que está por vir. Falaremos um pouco sobre cada volume das Trilogias Tifonianas de Kenneth Grant, começando pelo segundo volume: Aleister Crowley and the Hidden God (Aleister Crowley e o Deus Oculto). Uma visão mais detalhada do primeiro volume, O Renascer da Magia, pode ser encontrada aqui.

Aleister Crowley and the Hidden God

Kenneth Grant causou uma verdadeira revolução no conhecimento mágico na década de 1970, ao publicar O Renascer da Magia. O livro seguinte, Aleister Crowley and the Hidden God explora em maior profundidade as tendências mais obscuras da magia, focando na natureza da magia sexual.

Grant apresenta uma visão completa do Vama Marg e do Culto da Mulher Escarlate. Essa é até hoje uma das mais profundas abordagens já apresentadas sobre estes temas. Seu trabalho sobre magia onírica ainda é profundamente influente. Sua ressonância e seu refinamento podem ser notados particularmente na obra de Andrew Chumbley.

Aleister Crowley and the Hidden God traz um resumo da vida e dos ensinamentos de Aleister Crowley, mergulhando especialmente nos significados esotéricos e tântricos, comparando-os com os Tantras e com outras tradições. Grant também explora significados mais profundos das técnicas mágicas usadas na Aurora Dourada e outras ordens ocultas.

Um dos elementos chave de Aleister Crowley and the Hidden God é a fórmula de Babalon, ou da Mulher Escarlate, e o uso sagrado do sexo e dos fluidos corporais, ou Kalas. Grant revela que estes se dividem em 16 tipos, relacionados com o verdadeiro poder da serpente, ou Kundalini. Enquanto muitos vêem o Liber AL Vel Legis como um texto espiritual por si, Grant trata dele como uma transmissão, como um Tantra. Similarmente, a O.T.O., que muitos viam como uma simples estrutura administrativa ou ritualística, é retratada por Grant como possuidora de um profundo significado tântrico.

O controle de sonhos tem uma longa história, ligada às seitas do budismo e do hinduísmo. Dion Fortune e Austin Osman Spare também têm seus próprios métodos. Grant explora, em detalhes, o controle dos sonhos através da magia sexual. A particularidade do método tântrico ensinado por Crowley é que ele tem o potencial de ser aterrado, transformando a realidade objetiva. Elaborando a partir disso, surge um completo entendimento do Sabbat das Bruxas, bem como da natureza secreta da bruxaria do ponto de vista da magia sexual e do poder do Kundalini.

Alguns temas abordados em Aleister Crowley and the Hidden God ainda influenciam muito além de Thelema, Bruxaria Tradicional e os mais profundos buscadores da Arte. Com essa obra perspicaz, Grant explora a forma como o microcosmo e o macrocosmo se relacionam, e os mistérios encontrados nas conexões entre o corpo, os planetas e as forças além do espaço e do tempo.

Com material de Living Traditions.

Veja Também

Uma Biografia de Kenneth Grant

Resenha de O Renascer da Magia

O Renascer da Magia na Loja da Penumbra Livros

Aleister Crowley and the Hidden God

 

Save