As bruxas da ficção normalmente seguem uma fórmula bem caricata. Rodeadas de gatos pretos e poções… e, é claro, suas indefectíveis vassouras. O vôo das bruxas em vassouras é uma simplificação e romantização de algumas práticas mágicas que as levam para locais inacessíveis por meios comuns dentro da realidade consensual. Mas isso é assunto para outro dia.
Poucas vezes o voo das bruxas é representado na ficção sem o uso da vassoura. Mesmo nesses casos, é comum que a representação seja bastante fantasiosa – ou simbólica, ou metafórica.
Austin Spare relata sua participação em diversos sabbats das bruxas, onde ocorrem ocorrem experiências de vôo. Alguns dos seus relatos são descritos em O Renascer da Magia, de Kenneth Grant. Mas desta vez – só desta vez – não estamos falando da realidade por trás do vôo das bruxas. êxtase sexual, unguentos de voo, não importa. Só queremos compartilhar esta galeria de bruxas e suas vassouras – imagens antigas e modernas, caricatas e realistas, grotescas e sedutoras, pinturas, ilustrações e fotos, mas todas belas imagens.