O Legado de Kenneth Grant: Reverberações Infinitas

O Legado de Kenneth Grant: Reverberações Infinitas

Uma pedra jogada em um lago calmo gera ondulações. Quanto maior a pedra, maiores as ondulações. Se forem fortes o suficiente, estas ondulações ecoam por uma longa distância, mesmo depois da pedra ter chegado ao fundo do lago. Assim é a obra de Kenneth Grant. Apesar de seu falecimento em 2011, sentimos hoje, mais do que nunca, os ecos e reverberações de sua obra.

Nesta série sobre sua vida e obra, já tratamos dos primeiros anos da carreira de Grant ao lado de Crowley, de como trouxe ao ocidente uma nova visão sobre o Tantra, do trabalho de sua Loja Nu-Isis, da Corrente Tifoniana, e até mesmo da ligação única que ele estabeleceu entre ficção e o oculto. Neste último texto, abordaremos a influência que Kenneth Grant deixou no cenário do ocultismo moderno, que continua a ser marcante mesmo após sua morte.

A Influência da Obra de Kenneth Grant

Apesar da influência de seu trabalho na Loja Nu-Isis da O.T.O. e na Ordem Tifoniana, foram as Trilogias Tifonianas que lançaram Kenneth Grant ao sucesso em escala global. O Renascer da Magia, o primeiro volume desta série, foi publicado pela primeira vez em 1972 pela editora Frederick Muller Limited.

Seus escritos sobre Austin Osman Spare, de quem era amigo particular, foram durante muitos anos algumas das únicas fontes de informação publicadas sobre este obscuro artista e ocultista. Grant publicou textos sobre Spare como capítulos de livros, como o Capítulo 12 de O Renascer da Magia. Mas também escreveu e compilou livros inteiros sobre Spare, como o clássico (e raro) Zos Speaks!.

Interesse Acadêmico

Deixando de lado a prática da magia, Grant também foi responsável por outro movimento: um renascimento do interesse acadêmico no ocultismo. Suas obras, muito bem pesquisadas e explicadas, fogem bastante do padrão até então vigente na literatura especializada. Em uma era de escritos crípticos e afirmações baseadas apenas em experiências, Grant mudou o cenário apresentando obras com conteúdo exaustivamente pesquisado e muito bem embasado. Se hoje há uma tendência de que autores fundamentem bem seus trabalhos, parte disso se deve aos esforços de Kenneth Grant.

Estudiosos do assunto não poupam elogios ao sistema e à obra legada a nós por Kenneth Grant. O historiador Henrik Bogdan, por exemplo, classifica Grant como “o autor inglês mais original e prolífico do gênero ocultista pós-moderno”. O gênio Alan Moore considera difícil apontar qualquer outro indivíduo que tenha feito mais para modelar o pensamento ocidental em relação à Magia. Dave Evans, historiador especializado em ocultismo, considera Grant uma das pessoas mais influentes na cena do ocultismo ocidental do século XX, ao lado de figuras como Crowley, Spare e Gardner.

Correntes Influenciadas

Além de ter sido um dos maiores responsáveis por difundir a obra de Spare, Grant também mesclou em seu trabalho elementos de Thelema, Lovecraft, Tantra e religiões africanas. Não é exagerado dizer que ele seja um dos responsáveis pelo (res)surgimento da Magia do Caos na década de 1970. As datas de publicação de suas primeiras obras correspondem ao início desse movimento. Coincidência?

Grant também explorou bastante a magia Qliphótica e o Caminho da Mão Esquerda, em um tempo em que praticamente não havia obras publicadas sobre o tema ou ordens trabalhando consistentemente com estes sistemas. O sistema da Dragon Rouge, por exemplo foi profundamente influenciado pelos trabalhos de Grant.

O movimento da Mágicka de Maat, encabeçado por Nema (Margaret Ingalls), também é consequência direta da atuação de Kenneth Grant. O próprio Grant entra em detalhes sobre este movimento em sua obra Outside The Circles Of Time, ainda não publicada no Brasil. Chumbley também foi bastante influenciado por Grant, tendo participado de suas ordens durante a década de 1990.

E pode parecer óbvio e desnecessário dizer isso, mas Steffi Grant, sua companheira ao longo de toda a vida, também foi influenciada por – e influenciou – a obra de Grant. Era uma grande inspiração para Kenneth. O rosto de Steffi estampa diversas ilustrações ligadas à Loja Nu-Isis, e seu trabalho como artista plástica ilustra a maioria das obras de Kenneth.

 

Grant viveu uma vida plena, e deixou esta esfera de existência em 2011. Sua obra, no entanto, nos influencia mais e mais, a cada dia que passa.

A editora Penumbra Livros pretende lançar toda a série de Trilogias Tifonianas no Brasil. Os trabalhos já começaram, e O Renascer da Magia, o primeiro volume, já foi lançado, e pode ser adquirido na loja da Penumbra.

Veja também:

Bibliografia de Kenneth Grant

O Legado de Kenneth Grant – Aossic e Crowley

O Legado de Kenneth Grant – Um Novo Tantra

O Legado de Kenneth Grant – Loja Nu-Isis

O Legado de Kenneth Grant – Corrente Tifoniana

O Legado de Kenneth Grant – Arte, Lovecraft e o Oculto

O Legado de Kenneth Grant: Reverberações Infinitas

Save

Save

Save

Save

Save

Save