Loja Nu-Isis

O Legado de Kenneth Grant – Loja Nu-Isis

O período que Kenneth Grant passou ao lado de Aleister Crowley não foi importante apenas pelos ensinamentos que lhe foram transmitidos. Foi também nesta época que Grant começou a formar uma extensa rede de relacionamentos com os ocultistas mais importantes de seu tempo, como Dion Fortune, Gerald Gardner e Frieda Harris. Também passou a conhecer em profundidade as obras de Blavatsky, Grosche e Austin Osman Spare, de quem veio a se tornar amigo particular. Influenciado pelos pensamentos destes grandes nomes, e acima de tudo cheio de ideias próprias, Grant logo passou a desenvolver sua linha de trabalho única, culminando com a Loja Nu-Isis.

Kenneth Grant passou algum tempo trabalhando em conjunto com Gerald Gardner, mas os dois notoriamente seguiam linhas muito distintas. Grant então passou a operar um grupo de trabalho independente, com foco em estabelecer tráfego com inteligências exteriores, um tema que viria a se tornar de suma importância para seu trabalho. Detentor da autoridade outorgada por Crowley para estabelecer uma loja da O.T.O., Grant decidiu a partir deste grupo fundar a Loja Nu-Isis. Grant explica o objetivo da Loja:

“Eu fundei a Loja para canalizar transmissões de fontes transplutonianas (…) O corpo destas transmissões forma a base das Trilogias Tifonianas.”

O nome da Loja, em si, é um trocadilho. Nu representa Nuit, mas soa exatamente como New, Novo(a) em Inglês. Abundam traduções do nome como Loja Nova Ísis, mas esta é uma simplificação da intenção original do nome criado por Grant, fanático que era por símbolos e significados ocultos.

De acordo com o próprio Grant, em O Renascer da Magia,

“Nuit é a Ísis celestial, e sua fórmula é representada na Estela 718. A dupla natureza da Deusa é, portanto, resumida na fórmula de Nu-Isis.”

O trabalho da Loja Nu-Isis misturava os conceitos tradicionais de Thelema com elementos tântricos e comunicação com inteligências etraterrestres. Era uma mistura única, que foi a base da corrente tifoniana existente nos dias de hoje.

A Loja Nu-Isis operou de 1955 a 1962. Após a morte de Crowley em 1947, a O.T.O. havia sido praticamente destruída como consequência da Segunda Grande Guerra. Karl Germer passou a liderar o braço norte-americano da O.T.O., o único que resistiu, intocado pela guerra. O pensamento de Grant e o trabalho da Loja Nu-Isis começou a ficar muito distante da Ordem original. Sentindo-se ameaçado pelas diferenças, Germer decidiu expulsar Grant da O.T.O. Esta expulsão em si é questionável – há quem defenda que Germer simplesmente não tinha autoridade para executá-la. O fato é que este cisma acabou ramificando a O.T.O. O braço comandado por Grant passou a chamar-se O.T.O. Tifoniana. Hoje, o nome da ordem é simplesmente Ordem Tifoniana, estando totalmente desvinculada do nome O.T.O. O ramo norte-americano, liderado por Germer, é hoje conhecido como Califado.

Em O Renascer da Magia, recentemente relançado em Português, Grant explica os sistemas de Dion Fortune e Austin Osman Spare, além de explicar em maiores detalhes o simbolismo de Nu-Isis e os temas explorados em sua Loja.

Veja também:

Bibliografia de Kenneth Grant

O Legado de Kenneth Grant – Aossic e Crowley

O Legado de Kenneth Grant – Um Novo Tantra

O Legado de Kenneth Grant – A Corrente Tifoniana

O Legado de Kenneth Grant – Arte, Lovecraft e o Oculto

O Legado de Kenneth Grant – Reverberações Infinitas

Loja Nu-Isis

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save