Viagem no Tempo

Viagem no Tempo e o Paradigma Vodum

A linha do Vodum Gnóstico, desenvolvida por Michael Bertiaux e pelas ordens das quais participa, é mistura elementos da Gnose com Vodu Haitiano. O resultado desta combinação de elementos é um sistema extremamente complexo e poderoso. Algumas dos aspectos abordados pela Gnose Vodum não são nada convencionais quando comparadas com o ocultismo ocidental clássico. Uma das práticas mais intrigantes neste sistema é a da viagem no tempo.

É importante deixar claro desde o primeiro momento que a viagem no tempo que trata este sistema não tem qualquer relação com as viagens astrais de outros sistemas. É uma outra coisa completamente distinta. Neste sistema, há oito “direções” em que se pode seguir em uma viagem no tempo: passado antigo, passado, passado imediato, presente, presente que está acabando de passar, futuro imediato, futuro e futuro remoto. Cada uma destas direções está associada a um ponto cardeal e a um espírito, ou Loa, que o guarda e que deve orientar o magista em sua jornada.

Na prática, o crononauta pode realizar seu trabalho em busca de diversos objetivos e através de vários métodos. Em comum entre os métodos, o corpo do magista é o “templo” e a “máquina” necessários para realizar esta operação, e as energias necessárias para propelir esta máquina em uma viagem no tempo são de cunho fundamentalmente sexual. Alguns grupos usam os conceitos tântricos de kalas, shaktis e ojas, muito bem descritos por Kenneth Grant em O Renascer da Magia. Outros, chamados Vodutronistas, usam uma abstração intelectual de que o tempo é composto de padrões tridimensionais repetitivos, que se interligam em um oceano infindável de energia. Quem assistiu o filme Interestelar deve estar familiarizado com este conceito. É também a hipótese advogada por Peter J. Carroll, que além de mago e escritor, é um grande físico teórico. Carroll reforça esta hipótese com fortes bases científicas em suas obras mais recentes (The Apophenion, The Octavo e Epoch).

O complexo sistema Vodum Gnóstico e suas particularidades, como a viagem no tempo, são desmistificados na obra Gnose Vodum, de David Beth. É uma excelente introdução a este paradigma mágico fascinante. Se quiser conhecer mais sobre estes temas, Gnose Vodum, O Renascer da Magia e Epoch podem ser encontrados na nossa loja.

Viagem no Tempo

Save