Méon O Universo B

Méon – O Universo B

O conceito de universos paralelos permeia nosso imaginário há séculos. O assunto é abordado em obras de ficção, mas também é tema de ciência de ponta. A interpretação de muitos mundos, proposta por Hugh Everett, é amplamente defendida pela comunidade científica, e trata exatamente da existência de múltiplos universos. Mas esta ideia não está confinada à ficção e à ciência – o tema também é bastante explorado pela Magia. Michael Bertiaux foi pioneiro na exploração do que ele chamava de Universo B, que mais tarde veio a ser conhecido como Méon. Bertiaux o definiu como “os reinos gélidos do nada”.

Quando iniciou sua exploração deste conceito, Bertiaux esteve em contato com Kenneth Grant. A troca de experiências afetou o trabalho de ambos. Grant passou a explorar mais a fundo os cultos africanos, enquanto Bertiaux passou a se interessar pelos mitos de Cthulhu. Considerando o Universo B como uma zona de inexistência que espelha nossa realidade objetiva, Bertiaux chegou a montar um grupo de trabalho baseado no paradigma de Lovecraft para compreendê-lo melhor. Pode parecer uma correlação estranha, mas muitas das entidades de Lovecraft vivem entre as estrelas. O conceito de transitoriedade, o nem-nem de Austin Osman Spare, está intimamente ligado ao Méon.

A natureza do Universo B, por si só, é neutra. O perigo, de acordo com Bertiaux, está no choque entre nossa própria realidade (Universo A) e o Méon (Universo B). Estas colisões geram zonas de incerteza. Estas, sim, podem se tornar perigosas.

E por que motivo alguém acessaria o Universo B? O explorador intrépido que ousar se aventurar neste terreno pode obter conhecimentos inacessíveis no nosso universo, além de acessar diversos Ojas – energias esotéricas primordiais.

A porta de entrada para o Méon é o Abismo, e seu guardiões são Choronzon e seu hierofante, Baron Lundy. Alguns cultos africanos usam batidas fora de ritmo – ou melhor, entre ritmos – para acessar este nível de consciência. David Beth, em Gnose Vodum, explica os mecanismos básicos para adentrar o Méon de acordo com a tradição Vodum Gnóstica.

Gnose Vodum é uma excelente introdução a este sistema que mistura a tradição do Vodum Haitiano com a Gnose. O Renascer da Magia detalha a transitoriedade e o Nem-Nem de acordo com Austin Osman Spare, e é o primeiro volume das Trilogias Tifonianas, que se aprofundam ainda mais em temas como o Méon. Os dois estão disponíveis na loja da Penumbra Livros.

Méon O Universo B

Save