A coisa não está fácil para ninguém, e um pouco de dinheiro a mais não faz mal nenhum. Mas será que dinheiro é condição fundamental para se ter riqueza? De acordo com o mago, escritor, e acima de tudo, sábio Dave Lee:
“Dinheiro não constitui riqueza e riqueza não consiste em dinheiro; em última instância, riqueza só tem a ver com o dinheiro de forma marginal.”
Dave Lee, Caostopia!
Riqueza é ter abundância do que se deseja no plano material. Dinheiro é só uma das várias formas de se conseguir riqueza. Pode parecer baboseira new age, mas é verdade: não é preciso ter dinheiro demais para se ter riqueza, e dinheiro demais não significa riqueza – sempre tendo em mente esta correlação entre riqueza e abundância. Por exemplo, é comum que pessoas com salários menores vivam uma vida mais plena e rica, abundante, do que seus superiores organizacionais, que não têm tempo para gastar o dinheiro que ganham a mais. É óbvio que exemplos extremos são exceções – é praticamente impossível ter uma vida rica quando se está morrendo de fome; e é preciso ser extremamente inepto com a vida para não ter riqueza mesmo com muito dinheiro e tempo livre.
Quando trazemos este tema para o terreno da magia prática, um exemplo clássico sempre aparece: o caso do magista iniciante que lança um encantamento para receber dinheiro, e é surpreendido dias depois ao receber uma herança de um parente querido que acaba de falecer. Ou consegue um emprego que paga bem, mas que ele passa a odiar. O que ele poderia ter feito diferente?
Um bom conselho seria primeiro pensar no que ele deseja obter com dinheiro, e depois fazer sua magia para conseguir o objetivo final, e não o dinheiro em si. Por exemplo, se desejasse ter um carro, ele poderia lançar seu encantamento para conseguir um carro, e não o dinheiro. Possíveis resultados deste trabalho seriam um amigo indo viajar por alguns meses para outro país e deixando o carro com ele durante este tempo; ou conseguir uma vaga de trabalho que dá direito a um carro da firma. Estas duas conclusões resolvem o problema de transporte de nosso magista hipotético sem nem tocar no assunto do dinheiro.
Caostopia!, de Dave Lee, tem um capítulo inteiro sobre este tema, e traz várias formas de trabalhar magicamente a riqueza material sem cair em armadilhas, com exemplos práticos e exercícios simples que qualquer um pode experimentar. Alguns destes exercícios são apenas formas de auto-análise; outros são trabalhos mágicos práticos que podem ser realizados com pouca probabilidade de parentes morrendo como consequência. Este clássico está disponível, em Português, na nossa loja – definitivamente é uma leitura recomendada para qualquer um interessado neste tema.