Alquimia Culinária com Chef Crowley

Alquimia Culinária com Chef Crowley

Concordando ou não com seu trabalho, é inegável que Aleister Crowley foi o maior expoente do Ocultismo do século XX. Crowley tinha diversos outros talentos: era também escritor, poeta, alpinista, enxadrista, e até mesmo artista plástico. Mas o que poucos sabem é que Crowley também era um cozinheiro de primeira.

Devemos o conhecimento deste fato ao seu hábito de escrever diários detalhados sobre todos os aspectos de sua vida. Crowley relatou uma expedição de montanhismo em seu Confessions (a autobiografia intitulada The Confessions of Aleister Crowley), onde um de seus pratos causou comoção entre os presentes. Em uma situação de frio extremo, com sua equipe impedida de avançar montanha acima, Crowley decidiu preparar um arroz com curry. Depois da primeira garfada, ele se divertiu ao ver aqueles homens calejados pelo tempo correndo para o lado de fora para chafurdar na neve, tendo sido pegos de surpresa pela picância da refeição. O prato ficou conhecido como “Curry Glacial”. Sempre um piadista, ele dizia que o prato poderia ser servido nos restaurantes de Londres, se pelo menos houvesse geleiras do lado de fora.

A receita exata se perdeu, mas recentemente, pesquisadores da Syracuse University conseguiram reconstitui-la parcialmente com base em suas anotações. A receita do arroz (não do curry!) está abaixo para quem se aventurar a preparar em casa. E por favor, compartilhem o resultado da sua alquimia culinária!

Arroz Aleister Crowley (para comer com curry)

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz bismati integral
  • sal marinho
  • ¼ de xícara de uvas passas tipo sultana
  • ¼ de xícara de amêndoas em lascas
  • ¼ de xícara de pistaches
  • Cravo em pó
  • Cardamomo em pó
  • Cúrcuma em pó (suficiente para deixar o arroz com uma bela cor dourada)
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo

Coloque duas xícaras de água salgada em uma panela. Coloque o arroz, mexendo regularmente. Teste a consistência do arroz após dez minutos, “pegando um grão e o pressionando entre o indicador e o polegar. Deve estar fácil de esmagar, mas não encharcado. Teste novamente, se ainda não estiver neste ponto, a cada dois minutos”.

Quando estiver pronto, despeje água fria na panela.

Coe o arroz e escorra sob água fria corrente.

Coloque o coador sobre a chama aberta, e deixe secar. O arroz deve ficar bem solto, quase como se não tivesse sido cozido.

Coloque o arroz de volta na panela, numa temperatura bem mais baixa.

Misturando sem parar, adicione manteiga, passas, amêndoas, pistaches, uma ou duas pitadas de cravo e uma pitada de cardamomo.

Adicione cúrcuma, o suficiente para que o arroz, depois de misturado, fique “uniforme, de uma cor dourada clara, com os pistaches verdes compondo um Poema de Primavera”.

(Fonte: Dangerous Minds)

Alquimia Culinária com Chef Crowley

Save