Simbolismo Sexual da Estela da Revelação

O Simbolismo Sexual da Estela da Revelação

Aleister Crowley clamava ter sido a reencarnação de Ankh-f-n-Khonsu, alto sacerdote da Amon-Rá durante a XXVIª Dinastia do Antigo Egito. Uma tábua religiosa foi construída na Antiguidade para este alto sacerdote, e milênios mais tarde, em 1904, sua redescoberta por Crowley deu início ao Aeon de Hórus. Este artefato se tornou conhecido como Estela da Revelação, Estela de Ankh-f-n-Khonsu, ou Estela 718.

A “descoberta” da Estela da Revelação

Rose Kelly, a Mulher Escarlate de Crowley à época, foi quase magneticamente atraída a uma sala de museu no Cairo onde estava a Estela de Ankh-f-n-Khonsu. Crowley a seguiu, e nesta sala teve contato com Aiwaz pela primeira vez. Por três dias, em frente à Estela, Crowley recebeu de Aiwaz o Livro da Lei. Mas além da sincronicidade da suposta reencarnação, a Estela da Revelação guarda uma fórmula de profundo simbolismo.

Seu número é dado nO Livro da Lei como 718 – duas vezes 359, um dos números de Shaitan. Várias figuras são representadas na Estela, entre elas Hórus e o próprio Ankh-f-n-Khonsu. Mas os elementos nucleares são Nuit, gigantesca e arqueada sobre toda a cena; e Hadit, um disco solar alado pairando no alto da Estela.

Simbolismo na Estela da Revelação

Nuit arqueada, por cima de Hadit, tem inúmeros significados em diversas culturas. É o viparita maithuna dos tântricos, o Sono de Siloam dos Templários, o Yab-Yum tibetano, e o Arcano do Aeon no Tarô. É a fórmula da realização mágica através da conjunção sexual, com a mulher sobre o homem – uma posição que pode ser vista como perversa pela cultura ocidental, carregada de puritanismo. Nuit é o Norte, Hadit é o Sul. Hadit é o Ponto, Nuit é o Círculo. E o poder desta fórmula é de valor inestimável para o iniciado.

O Livro da Lei está contido na íntegra e em fac-símile do original (como tem que ser), mas também traduzido em Português, em Os Livros de Thelema. Uma vasta bibliografia thelêmica está presente neste raro volume em língua portuguesa. O Renascer da Magia, de Kenneth Grant, que foi publicado no Brasil pela Penumbra Livros, traz explicações compreensíveis sobre este e outros tópicos crípticos contidos nO Livro da Lei.

Simbolismo Sexual da Estela da Revelação

Save