Um resgate das tradições mágicas pré-cristãs ocorreu no Ocidente durante o Século XX. Dion Fortune foi uma das responsáveis por este renascimento; em paralelo com Austin Osman Spare e Aleister Crowley, entre outros. Cada um destes adeptos trouxe à tona aspectos distintos dos antigos mistérios. O corpo de conhecimento coletivamente restaurado por eles estava há séculos (em alguns casos, milênios) esquecido e distorcido. É o que ocorre naturalmente com qualquer conhecimento que traz poder.
Primeiros anos de vida e influências
Dion Fortune teve uma infância solitária e infeliz. Em seu ambiente familiar, foi exposta à doutrina da Ciência Cristã, que veio a influenciar seu trabalho por toda a sua vida. Era dada a longos períodos de devaneios, que mais tarde viriam formar a base dos seus trabalhos baseados na Visão Espiritual. Fortune se tornou capaz de afetar a realidade objetiva através de seus “devaneios”, uma técnica que lhe ocorreu naturalmente.
Ainda jovem, Dion Fortune foi alvejada por um ataque psíquico avassalador. Ficou abalada durante um longo período. Os efeitos deste ataque foram determinantes no restante de sua vida, e eventualmente ela veio a escrever o clássico Autodefesa Psíquica. Esta obra permanece até hoje uma referência no tema. Outra de suas obras que se tornou referência foi A Cabala Mística.
Obras ficcionais e não-ficcionais
Outra importante contribuição de Dion Fortune foi estabelecer, de forma pioneira, uma relação entre o antigo conhecimento dos Chakras com as modernas descobertas científicas a respeito dos sistemas nervoso e endócrino.
Fortune desenvolveu um sistema baseado na Magia Lunar, e revisitou aspectos do antigo paganismo. Seus romances apresentam situações fictícias que abordam os conceitos centrais de seu trabalho. Em sua ficção, é comum o protagonista passar por experiências iniciáticas que despertam a personalidade mágica a partir de situações cotidianas. O leitor atento perceberá que é possível seguir estes exemplos em sua própria vida.
A vasta obra deixada por Dion Fortune, em livros teóricos e romances, deixou para a posteridade os conhecimentos redescobertos. Kenneth Grant, em seu O Renascer da Magia, explora a corrente desenvolvida por Fortune e as demais vertentes do renascimento mágico do século XX. O Renascer da Magia foi republicado no Brasil pela Penumbra Livros.