Frater Optimus, nosso colunista, é um mago das antigas, da época em que Albert Einstein ainda era ciência de ponta. Mas as afirmações de que ele ficou parado no tempo são apenas verdades relativas.
No texto de hoje, Frater Optimus fala sobre a avalanche de soluções quânticas milagrosas que assolam o meio do ocultismo de hoje em dia.
Era só o que me faltava. Esses dias eu estava tomando um café na padaria aqui perto de casa e entreouvi a conversa de duas senhoras. (Juro que não estava bisbilhotando, até porque quem é meio surdo que nem eu não pode fazer essas coisas. Elas que falavam alto mesmo.) Uma delas estava toda feliz porque tinha começado um tratamento de emagrecimento quântico.
Eu pensei: será que ouvi direito? Emagrecimento quântico? Mas conforme as duas iam conversando, percebi que ouvi direito, sim. Elas é que não deviam estar pensando direito quando toparam se meter com uma baboseira dessas.
Será possível que pessoas com bom senso acreditam nessas baboseiras quânticas? As de bom senso eu quero crer que não, mas muita gente acredita. Bom senso hoje em dia é uma coisa tão rara que pode ser considerado um dom especial.
Fiquei pensando como deve ser esse emagrecimento quântico. Uma hora você se olha no espelho e acha que está mais magro, mas se fechar os olhos e abrir novamente pode mudar de opinião? Ou será que é quântico porque depende da boa vontade do observador?
Tenho certeza que isso não funciona, mas uma coisa é certa: você pode não emagrecer usando emagrecimento quântico, mas a sua carteira com certeza emagrecerá.
Porque nada dessas coisas quânticas é de graça. Nada você pode fazer por conta própria. Tudo depende de um guru, e tudo é cobrado.
Uma coisa que me impressiona mais do que a idiotice de quem cai nesse papo é a cara de pau dos sujeitos que oferecem esses serviços. Olha essas imagens aqui. É uma mais absurda do que a outra. Mas tem gente que acredita! E sabe por que as pessoas acreditam? Porque precisam acreditar em alguma coisa.
Por que alguém vai procurar emagrecimento quântico, por exemplo? Porque já tentou dieta, mas é difícil, precisa de força de vontade. Porque pagou três meses de academia e não foi nem três dias. Porque foi na igreja e rezou pra emagrecer, mas é claro que não adiantou nada. Não quer fazer esforço, mas precisa acreditar em alguma coisa. A cura milagrosa é mais sedutora do que esforço próprio.
Só tem um detalhe: não existe cura milagrosa.
Os fenômenos quânticos existem. Não sou como o pensador Olavo de Carvalho, que desconsidera a Física Quântica por completo, e diz que ciência não existe. Pelo contrário, eu acho que ciência e física quântica existem, são bem reais, e muito úteis. Mas servem para fazer bombas, mandar o homem para Marte, e até para fazer exames médicos. Mas não vão emagrecer ninguém. Não vão fazer ninguém ficar rico.
Quero dizer, as pessoas que oferecem esses serviços talvez consigam ficar ricas. Mas não será por conta da mecânica quântica, e sim por causa da estupidez humana.
Eu acho que a ciência e a magia têm tudo a ver. Sempre andaram juntas. Os alquimistas foram os magos que inventaram a química. Os astrólogos foram magos que inventaram a astronomia. Pitágoras, fundador da primeira sociedade secreta conhecida, foi importantíssimo para a Matemática. O próprio Wilhelm Reich, com suas hipóteses controversas, é um exemplo de como ciência e magia podem conversar entre si até os dias de hoje.
Mas essas palhaçadas quânticas… Não tem a menor condição de levar nada disso a sério.
Veja bem, o problema não é usar métodos pouco convencionar para conseguir objetivos simples. Ainda seguindo o exemplo do emagrecimento, dá para usar a boa e velha magia cerimonial para conseguir efeitos perceptíveis. Mas uma operação mágica para emagrecimento não vai resultar em cinco quilos a menos no dia seguinte.
O resultado pode se manifestar de várias formas: um restaurante saudável e barato abrindo do lado do seu trabalho, promoção imperdível na academia do lado da sua casa, ou até uma mudança da sua mentalidade gorda. (Aliás, falando em mentalidade gorda, as senhoras que estava falando de emagrecimento quântico na padaria estavam comendo bolo de chocolate, uma fatia enorme para cada uma.) Existem várias formas de emagrecer magicamente. Nenhuma delas é quântica.
O mesmo vale para ganhar dinheiro usando o poder da mecânica quântica. Você realmente acha que isso vai acontecer? O que, você acha que o spin dos bósons vai inverter o sentido e sua carteira vai encher milagrosamente? Ora, cria vergonha nessa tua cara e vai trabalhar!
Eu não sou totalmente contra alguém inventar de enfiar mecânica quântica na magia. Mas tem que ter um motivo muito bom para isso. E até onde eu sei, isso ainda não aconteceu. Quando acontecer, me avisem. Sou todo ouvidos (mesmo que o ouvido direito já não escute tão bem). Sem um bom motivo, para mim é só picaretagem.
Por mim podia prender todos esses pilantras que cobram uma grana preta para oferecer milagres quânticos. E quero ser mico de circo se esses salafrários fugirem da cadeia, por entre as grades, usando o princípio do experimento da dupla fenda!
Talvez Frater Optimus ainda não tenha ouvido falar dessas modernidades, mas a mecânica quântica já foi usada como forma de explicar alguns paradigmas mágicos. Estes paradigmas funcionam como uma tecnologia de crença, mais do que como uma tecnologia de aplicação direta. Um pioneiro nessa área é Peter J. Carroll, que além de ser um dos mais influentes ocultistas em atividade, tem o gabarito de ser um acadêmico e estudioso da física. Seu primeiro livro, Liber Null e Psiconauta, pode ser encontrado nos links abaixo:
compre liber null e psiconauta na penumbra saraiva cultura amazon martins fontes
Veja Também:
Frater Optimus e a Terceirização dos Servidores
Frater Optimus e o Pacto com o Diabo
Frater Optimus e o Caminho da Mão Esquerda